Carregando ...

Para jovens ítalo-descendentes ou não descendentes que querem vir para a Itália: Projeto que visa simplificar a imigração para viver, trabalhar e estudar na Itália

        

 

Para facilitar a imigração de jovens ítalo-descendentes ou jovens não descendentes para a Itália, deputado propõe novo projeto

Com a população da Itália envelhecida, este projeto visa facilitar a vinda de imigrantes para viver, trabalhar e estudar no país.

 

Com o objetivo de simplificar a vinda para o país de jovens ítalo-descendentes, o deputado Fabio Porta apresentou um Projeto de Lei que prevê a criação de um visto de cinco anos, podendo este se tornar permanente ou, posteriormente, ser substituído pela cidadania italiana, em conformidade com as condições estabelecidas na legislação vigente, visando simplificar as regras atuais para permitir que este jovens, descendentes de italianos nascidos no exterior, ou aqueles que possuem fortes vínculos culturais com a Itália, mesmo que não possuam cidadania possam viver, trabalhar e estudar aqui.

 

Segundo o próprio deputado, esta proposta já recebeu o apoio do Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE) e de Representações Diplomáticas, em especial da Embaixada Brasileira em Roma. Porta diz estar em busca de apoio de parlamentares de diversos grupos políticos para que seja, assim, garantida a aprovação do projeto.

 

Quais seriam os critérios para obtenção do visto?

O visto será destinado a indivíduos ítalos descentes que não possuem ainda a cidadania italiana ou europeia que demonstram forte vínculo cultural com a Itália.

Será exigido o conhecimento da língua italiana, pelo menos, nível B1. Para os que não são descendentes de italianos, serão aceitas certificações emitidas por Institutos de Cultura e Câmaras de Comércio italianas no exterior.

Qual seria o impacto demográfico e econômico?

Enfrentando uma das maiores recessões demográficas da União Europeia, a Itália registrou em 2024, 7 mil pessoas a menos que o ano anterior. Este projeto, segundo Porta, é de extrema importância para combater o declínio demográfico e o despovoamento, principalmente de pequenas cidades e zonas rurais do país.

Para ajudar na adesão ao projeto, incentivos fiscais para famílias que acolherem jovens imigrantes serão oferecidos à população e serão maiores para aquelas que residem em  pequenos comunes e menores para os que residem em grandes cidades.

Agora é torcer para tudo dê certo e que venham os jovens para a nossa querida Itália. Você poderá contar sempre com a Zappa Cidadania para te esclarecer e apoiar todos os seus sonhos de reconhecer a sua cidadania italiana e vir morar aqui na Europa.


Deixe seu comentário:

OU

Nenhum comentário até o momento

Lasciaci un Messaggio oggi

Assine nosso newsletter